Rua Emiliano Ramos, 399 - Sala 01, - Centro, Lages - SC, 88502-215
dúvidas? entre em contato conosco: (49) 3224-5017
Meus Pedidos
Seu carrinho está vazio!

Leia nossas postagens

Categoria: cozinha
13 de Novembro de 2018

Você conhece a origem do brigadeiro?

O doce mais tradicional brasileiro, aquele que não pode faltar em festa alguma, desde a mais simples a mais sofisticada, esse é o brigadeiro! 
Ele é mundialmente conhecido, em alguns países como trufa brasileira, em outros como doce de chocolate, mas, maiormente como brigadeiro mesmo.
Hoje em dia há muitas versões e até sabores de brigadeiro, e a onda gourmet veio para aumentar ainda mais esse leque, mas ele começou quase que sem pretensão de se estabelecer dessa forma!

A historia do Brigadeiro


O brigadeiro é um doce totalmente brasileiro, foi criado aqui em nosso país para o Brigadeiro Eduardo Gomes, lá pelos idos de 1945.
Eduardo Gomes, que era piloto da aeronáutica, e com a criação o Ministério da Aeronáutica foi promovido a Brigadeiro em 1941, fundou em 1945 a União Democrática Nacional (UDN) e candidatou-se a presidente.
Para angariar fundos para sua campanha, algumas mulheres tiveram a iniciativa de promover algumas festas no bairro Pacaembu em São Paulo, começaram a fazer doces para vender nessas festas, o sucesso do doce foi instantâneo.
O Brigadeiro Eduardo Gomes perdeu a Eleição naquele ano para Eurico Gaspar Dutra, e depois em 1950 para Getúlio Vargas, mas nos deixou um legado, que sem dúvidas, valeu a pena!! Nosso delicioso brigadeiro.
A princípio ele foi feito com ovos, leite, manteiga e chocolate, porém como o leite fresco era escasso, pois era um período de pós-guerra, essas mesmas senhoras tiveram a ideia de colocar ao invés do leite e açúcar, o leite condensado, criando-se assim, o doce do Brigadeiro, como era conhecido.
Em muito pouco tempo, esse doce se espalhou por todo o território nacional, e ganhou presença fixa em todas as festas, desde aquela época.
Com o passar do tempo, passou-se a chamar o doce apenas de brigadeiro. No Rio Grande do Sul ele é conhecido como Negrinho, não pela sua cor, mas pelo fato de que o Rio Grande apoiava fortemente Getúlio Vargas, então para que não houvesse uma propaganda do adversário, passou-se a usar o termo negrinho.
Algumas versões dão conta de que ao invés de São Paulo, o doce foi inventado no Rio de Janeiro. Porem a versão de que foi inventado em São Paulo é mais aceita por alguns motivos bem relevantes.
O primeiro é que São Paulo, por conta da revolução de 1932, tinha uma grande rejeição ao General Dutra, por este ser candidato de Getúlio Vargas, políticos a que o Brigadeiro Eduardo Gomes se opunha, e isso teria gerado o maior empenho dessas senhoras na campanha.
O segundo é o argumento de que somente no estado de São Paulo era feito o leite condensado, fabricado pela Nestlé, nas cidades de Araras e São Paulo, bem como o Chocolate do Padre que era usado na receita e era fabricado pela Gardano, empresa localizada também na cidade de São Paulo.
Há ainda uma terceira versão, Essa bem menos aceita que as anteriores, de que foi criada a receita em Minas Gerais, por opositores do Brigadeiro Eduardo Gomes, e que diz que o doce tem esse nome realmente em homenagem ao brigadeiro, mas por este não conter ovos, em alusão a um suposto tiro que o Brigadeiro teria levado na virilha na revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
Tendo ele uma, ou outra origem, não há o que se discutir em matéria de sabor! O brigadeiro é sem dúvida um dos doces mais saborosos que existe, e se assim não fosse, não seria presença obrigatória em todas as festas, das mais simples as mais sofisticadas. 
A receita de brigadeiros foi a mesma durante anos: leite condensado, manteiga e chocolate em pó. 
Porém nos últimos anos, acrescentou-se a receita vários outros ingredientes, como frutas, essências, vários tipos de coberturas, algumas trocam o chocolate em pó tradicional por chocolate branco, e até ganhou o status de gourmet.
Mas nada, nada mesmo, nunca conseguiu substituir o sabor inconfundível do brigadeiro original.

De vontade de comer um brigadeiro? Encomende já o seu!

@docesmakmassas